- Pronunciação: CRU-ci-o
- Descrição: Causa enormes dores físicas por todo o corpo da vitima.
- Visto/Mencionado: É a Maldição Imperdoável usada por Comensais da Morte e Voldemort para torturar.
- Foi visto primeiramente em Harry Potter e o Cálice de Fogo por Barty Crouch Jr., personificando Olho-tonto Moody, usa a maldição em uma aranha durante a aula de Defesa Contra as Artes das Trevas.
- É revelado que Barty Crouch Jr. e Bellatrix(português europeu) ou Belatriz(português brasileiro) [[Lestrange foram enviados para Azkaban, por terem usado esta maldição em Frank e Alice Longbottom, pais de Neville Longbottom, até a insanidade.
- Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry tenta usar a maldição em Bellatrix após ela ter usado a Maldição da Morte em Sirius Black, mas não consegue realizá-la.
- Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry torna a usar essa maldição, mas Snape diz que ele é incapaz de fazer o uso correto de tal feitiço.
- Harry torna a utilizá-la em Harry Potter e as Relíquias da Morte, em Amico Carrow, quando ele cospe em Minerva MacGonagall. Tomado de ódio, ele consegue realizar tal maldição, sendo essa a primeira vez que Harry usa uma Maldição Imperdoável.
- Etimologia: Latim cruxi + atus, "Causar sofrimento".
- Notas: Quando exposta ao feitiço por muito tempo, a dor pode levar a pessoa à insanidade, que pode ser permanente, como nos pais de Neville.